terça-feira, 23 de junho de 2009

Adeus, Columbus

Escolhi o novo pitaco. Eu adoro os americanos, podem dizer o que for, mas nenhum livro me fez chorar tanto quanto O sol é para todos, da Harper Lee (que tem filme com o mesmo nome, com o Gregory Peck).


Ok, talvez tenha sido exagero, afinal o livro trata de um assunto que me é caro, vai ver foi por isso que fiquei tão emotiva.
De qualquer maneira, eu ainda adoro os americanos. E por isso escolhi o Philip Roth, que é demais. Não aconselho fazer o mesmo que eu fiz e começar a lê-lo pelo Complexo de Portnoy...a não ser que tenham estômago forte e um senso de moral flexibilizado. Pode ser um pouco chocante. Eu gosto porque é cru, é direto.
Assim, eu escolhi Adeus, Columbus porque é de contos (facilita os pitacos), está lido pela metade (então eu garanto) e tem um conto que é engraçadíssimo, que é A conversão dos judeus. Juro, esse conto está no meu top 5 de contos. Só não publico o ranking por uma questão de coerência: ontem mesmo eu estava na Cultura e me irritei com a quantidade de Os cem melhores contos de toda a qualidade.
Ah, e eu também lembro que quando comprei esse livro o vendedor quase teve um orgasmo contando como tinha sido ma-ra-vi-lho-sa a experiência dele com esse livro na adolescência. Ele disse que descobriu alguma coisa, mas eu não lembro o que era...

Nenhum comentário:

Postar um comentário