quarta-feira, 1 de julho de 2009

Adeus, Columbus (1)

Bom, como é um livro de contos, eu não tive que seguir a ordem dos numerinhos das páginas e fui direto para A conversão dos judeus.
Trata-se de uma história de um menino que, na aula, ouve o professor dizer que é impossível que Jesus tenha nascido de uma mulher virgem e faz a seguinte pergunta: Se deus foi capaz de criar o mundo, se ele é capaz de fazer qualquer coisa, então porque não pode fazer com que uma mulher tenha um filho sem ter feito sexo? A pergunta é demais e me lembra um episódio parecido da minha infância: na casa da minha avó paterna havia um quadro (que eu considerava assustador) de uma mulher sendo levada pela correnteza e se segurando em uma cruz gigante de madeira, que brotava do fundo do rio. Quando perguntei a história da quadro, me disseram que ela estava se afogando e pediu a deus que a salvasse: eis que deus, com todo seu poder, fez surgir a tal da cruz e ela não se afogou. Ora, eu pensava, se deus podia salvá-la, era melhor que a tivesse tirado de dentro do rio, ou feito a correnteza parar...mesmo porque, se vocês pudessem ver o quadro entenderiam, ela continua fazendo cara de desespero e com medo de se afogar. Uma hora ela vai ficar cansada, vai soltar da cruz e vai morrer.
Enfim, quando minha avó faleceu, fiz questão de trazer esse quadro pra casa. Ele está abandonado dentro de um box em desuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário